Verniz Localizado

O acabamento de Verniz Localizado realça algumas áreas especiais do material impresso. A área onde o verniz é aplicado ganha com um brilho suave. Apenas as áreas determinadas pela máscara de verniz receberão o efeito, o restante do impresso manterá a cobertura original, a Laminação Fosca.

MÁSCARA DE VERNIZ

A Máscara é a orientação do arquivo onde você determina os locais onde o verniz será aplicado. O verniz pode ser aplicado em nomes, logos, desenhos ou para criar um efeito de marca d’água. A aplicação de verniz pode cobrir até 30% da área total do seu impresso. Para aplicações de verniz que ultrapassem esse limite, deverá ser adquirido o acabamento opcional de “UV Local mais de 30% da área total”.

COMO CRIAR A MÁSCARA?

Crie sua arte no software que preferir, CorelDraw, Photoshop, Illustrator, etc, e nos envie o PDF-X1a ao realizar o seu pedido.

Este arquivo deve seguir as seguintes regras:

– A máscara de verniz deve ser enviado em arquivos diferente da arte;
– Somente a área de aplicação deverá estar em Preto 100% (C:0 Y:0 M:0 K:100);
– A máscara não deve conter outras cores;
– A área da máscara que não vai receber o acabamento deve estar em branco (C:0 M:0 Y:0 K:0), e não pode conter qualquer tipo de cor;
– Caso a aplicação de verniz seja sobre objetos da arte, certifique-se que a máscara encaixa perfeitamente sobre o objeto.
– Não deve conter qualquer tipo de efeito como transparência, gradiente, powerclip, e etc.

Para o envio dos arquivos são disponibilizados quatro campos no pedido: Frente, Verso, Máscara Frente e Máscara Verso. Envie cada parte da sua arte separada, em cada um dos campos. Isso facilita a produção e reduz o risco de erros!

Vale ressaltar: Para uma boa impressão de textos, utilize o tamanho mínimo da fonte em 7pts. A espessura mínima para linhas e fontes dos objetos, deve ser de 0,09mm. Mesmo com essas especificações, as máscaras de verniz que contiverem detalhes muito pequenos e linhas muito próximas umas das outras podem deixar o verniz “chapado”, o que a diferenciação dos detalhes. Para evitar esse tipo de contratempos, recomendamos utilizar fontes sem contornos ou aplicação de negrito e evitar a criação de máscaras de verniz com muitos detalhes e linhas muito próximas.

ÁREA DE COBERTURA DE VERNIZ

Na compra do material com Verniz Localizado, está inclusa a cobertura de até 30% da área total do material. Caso a área desejada para a aplicação do verniz seja maior do que essa porcentagem, é necessário adquirir o acabamento “UV Local mais de 30% da área total” que possibilita cobertura de áreas de qualquer proporção do material.

Procure identificar se a área que receberá verniz é menor que 30% do tamanho total do material para que a máscara seja enviada dentro deste limite, pois se se esse limite for ultrapassado sem a compra do acabamento que possibilita a área maior de cobertura, seu pedido ficará em pendência atrasando o prazo de envio.

ARQUIVO PDF/X-1A

Para enviar seu material com a aplicação de verniz localizado em PDF/x1-a, não se esqueça de exportar uma página separada para o verniz. Assim, você garantirá que seu material entre em produção imediatamente, sem horário de corte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *