Utilização do “PRETO” e “CORES ESCURAS”

Cuidados com cores (PRETO E CORES ESCURAS)

COMO UTILIZAR A COR PRETA

Muito cuidado com a utilização da cor preta na criação das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.

Manchas: Para produtos com impressão Frente e Verso, tenha como regra: Frente clara verso deverá ser claro, frente escura verso deverá ser escuro.

Mas caso você queira utilizar cores diferentes, saiba que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.

Exemplo: Frente escura e verso com claro. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.

Composições de PRETO

Devemos prestar atenção ao utilizar composições de preto nas criações de arte. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.

Preto Carregado

Com o intuito de deixar o preto mais escuro ou mais “vivo”, designers e arte finalistas utilizam algumas composições de preto carregadas e acabam por ter “surpresas” no impresso final, como exemplo manchas, decalques ou até mesmo produtos colados uns nos outros. Por tanto atente-se ao utilizar composições corretas.

Veja exemplos de composições de preto carregado:

Preto Puro (ou Preto Normal)

O preto puro ou normal, é a composição mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom acinzentado escuro. A configuração correta do preto puro é  C:0 M:0 Y:0 K:100.

Preto Fundo ou Preto Calçado

O preto fundo ou preto calçado é uma composição de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um percentual de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:40 M:0 Y:0 K:100.

O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”.  Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.

Preto Linha (ou Preto Contorno)

O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto calçado, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois ficará visível o ciano durante a impressão caso haja um mínimo desencaixe no registro. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos e não corre risco de ficar visível o ciano ou outra cor que compões o preto fundo caso haja um desencaixe mínimo de registro. Os canais de cores desse preto são: C: 3 M: 3 Y: 3 K 100.

Impressão do cinza

Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.

As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada, azulada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.

ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca.

Postado em Cor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *