Instruções

Utilização do “PRETO” e “CORES ESCURAS”

Cuidados com cores (PRETO E CORES ESCURAS)

COMO UTILIZAR A COR PRETA

Muito cuidado com a utilização da cor preta na criação das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.

Manchas: Para produtos com impressão Frente e Verso, tenha como regra: Frente clara verso deverá ser claro, frente escura verso deverá ser escuro.

Mas caso você queira utilizar cores diferentes, saiba que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.

Exemplo: Frente escura e verso com claro. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.

Composições de PRETO

Devemos prestar atenção ao utilizar composições de preto nas criações de arte. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.

Preto Carregado

Com o intuito de deixar o preto mais escuro ou mais “vivo”, designers e arte finalistas utilizam algumas composições de preto carregadas e acabam por ter “surpresas” no impresso final, como exemplo manchas, decalques ou até mesmo produtos colados uns nos outros. Por tanto atente-se ao utilizar composições corretas.

Veja exemplos de composições de preto carregado:

Preto Puro (ou Preto Normal)

O preto puro ou normal, é a composição mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom acinzentado escuro. A configuração correta do preto puro é  C:0 M:0 Y:0 K:100.

Preto Fundo ou Preto Calçado

O preto fundo ou preto calçado é uma composição de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um percentual de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:40 M:0 Y:0 K:100.

O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”.  Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.

Preto Linha (ou Preto Contorno)

O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto calçado, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois ficará visível o ciano durante a impressão caso haja um mínimo desencaixe no registro. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos e não corre risco de ficar visível o ciano ou outra cor que compões o preto fundo caso haja um desencaixe mínimo de registro. Os canais de cores desse preto são: C: 3 M: 3 Y: 3 K 100.

Impressão do cinza

Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.

As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada, azulada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.

ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca.

Materiais com Fundo Preto

Materiais com fundo preto

Para obter melhores resultados em grandes áreas de preenchidas com preto, a melhor forma de realça-lo é da seguinte forma:

40% de ciano e 100% de preto (C40 M0 Y0 K100).

40% de ciano e 100% de preto (C40 M0 Y0 K100).

Veja abaixo, no primeiro quadro, a janela de preenchimento uniforme do Corel Draw com o ajuste correto para uma boa impressão da cor preta, como cor de fundo dos impressos e preenchimento de objetos maiores (C:40 M:0 Y:0 e k:100).

Já no segundo quadro abaixo, a mesma janela de preenchimento uniforme do Corel Draw, possui o preenchimento errado (C:100 M:100 Y:100 K:100). Esse preenchimento de cores causa problemas como decalque, letras e imagens tremidas, já que sobe muito a carga de tinta, o que causa uma demora na secagem do material.

Vale destacar que cada monitor pode possuir uma configuração diferente, esta configuração de cor pode deixar o preto com aparência azulada. Porém, na impressão, a cor será preta.

Modalidades de Frete

MODALIDADES DE FRETE

TIPOS DE TRANSPORTE

Ao decorrer do processo de compra e finalização de seu pedido na InkCard, você poderá escolher entre duas formas de recebimento: Receber em seu endereço ou retirar os produtos em um balcão de retirada.

Para receber os produtos no endereço constante no cadastro, deverá clicar em “Entrega” na escolha da forma de transporte e caso queira recebe-los em outro endereço, excedente ao cadastrado, deverá clicar em “Novo endereço”, disponível também na opção “Entrega”.

Para retirar os produtos em um balcão de retirada, deverá selecionar a opção “Retirada” e com a ajuda dos filtros, encontrar a melhor opção.

A modalidades de transporte disponíveis, são compostas por: PAC, Sedex, Express, Motoboy, .COM Especial, Package Especial e Balcões de Retirada (descrições abaixo). Ao lado de cada opção você encontrará o prazo previsto de entrega dos produtos.

(PAC)

Modalidade de entrega indicada para clientes que não tem grande urgência para o recebimento do pedido. O prazo de entrega sofrerá variações devido a região de entrega, sendo este prazo atualizado em tempo real, de acordo com o estipulado pelo Correios.

Sedex

Modalidade que atende clientes com maior urgência para o recebimento. Assim como a modalidade PAC, o prazo de entrega sofrerá variações devido a região de entrega, sendo este prazo atualizado em tempo real, de acordo com o estipulado pelo Correios.

Frete Express e Motoboy

Modalidades que atendem, em parceria com a InkCard, clientes localizados na cidade de Curitiba-PR e região metropolitana.

Se o endereço cadastrado for pertencente a cidade de Curitiba-PR ou região metropolitana, as duas opções estarão disponíveis, e a escolha deverá ser efetuada tendo em vista os valores cotados.

As entregas são realizadas de segunda a sexta-feira em horário comercial (entre 8h e 18h), extraordinariamente as entregas poderão ocorrer fora do horário mencionado, a partir de contato realizado anteriormente por parte da empresa.

O acompanhamento do status do pedido, deverá ser realizado pelo site InkCard, área “Minha conta.

O cliente tem assegurada uma tentativa de entrega no endereço selecionado. Caso o recebimento do pedido não ocorra, é de responsabilidade do cliente estabelecer contato com o atendimento InkCard, a fim de agendar uma nova entrega e arcar com o valor cobrado por um novo frete.

A cobrança do novo frete, será no mesmo valor pago previamente no processo de compra e deverá ser pago unicamente para a InkCard, através de depósito ou transferência bancária e posterior envio de comprovante de pagamento, que deverá ser anexado ao pedido, através do link mensagem do pedido referido. Somente depois de contato e localização do pagamento a nova tentativa de entrega, será realizada.

atenção:

A estimativa dos prazos de entrega para as modalidades Frete Express e motoboy, serão constantes na escolha do transporte.

 

.COM Especial e Package Especial

Entregas realizadas por parceria da Inkcard com transportadora.

.Com Especial: Esta modalidade consiste em entregas com envio por transporte aéreo, fazendo com que os prazos sejam reduzidos para determinadas regiões.

Package Especial: Nesta modalidade as entregas são efetuadas por transporte rodoviário, com prazos relativamente maiores que a anterior.

Os prazos podem ser consultados durante a compra, sofrendo alterações baseadas na localidade de entrega.

Frete Grátis

Esta modalidade consiste em ofertar aos clientes com endereço cadastrado nos estados do RS, PR e SC, frete grátis, para compras acima de R$ 250,00 – Consulte cidades atendidas – botão (Confira disponibilidade).

As entregas por Frete grátis são realizadas através de transportadora, com prazos menos extensos.

O prazo de entrega tem estimativa de 2 até 6 dias úteis, podendo sofrer variação de acordo com a região do endereço cadastrado.

Balcões de Retirada

A InkCard oferece a seus clientes, mais de 2.500 balcões de retirada, espalhados por todo o país.

Clicando em “Retirada” no momento da escolha do transporte, no processo de compra, terá acesso aos balcões de retirada, disponíveis para o endereço cadastrado. Poderá também utilizar os filtros para encontrar o balcão que melhor lhe atenderá.

Os valores de frete para modalidade Balcão de retirada, serão estipulados de acordo com a região. Poderão tratar-se de balcões convencionais, que são implantados em estabelecimentos comerciais parceiros da InkCard ou balcões terceirizados, fornecidos por empresas de transporte.

ATENÇÃO:

Os pedidos enviados para os Balcões de retirada, deverão ser coletados em até 30 dias, caso este prazo seja excedido, os mesmos serão descartados sob total responsabilidade do cliente.

Retiradas dos produtos em balcões, só serão autorizadas mediante ao nome e CPF do responsável, bem como número do pedido, informado na compra.

 

PRAZO DE ENTREGA

Os prazos de entrega sofrerão variações de acordo com a região e modalidade de transporte escolhida. Para todas as formas de envio, os prazos serão apresentados ao lado de cada opção, no ato da compra.

O acompanhamento e estimativas dos prazos de entrega, poderão ser consultados através do site InkCard, área “Minha conta”, na parte superior, direita, clicando no número do referido pedido.

Bordas e Molduras

Ao criar uma arte, preste atenção nas bordas e molduras. Em geral esses estilos trazem um aspecto diferenciado à arte, mas, devido a variações de corte que podem acontecer durante o processo de produção do material, o resultado final poderá ficar diferente do esperado. Opte, sempre que possível, por bordas que não sejam estreitas. Em outras palavras, evite deixar as bordas rentes à margem de segurança, tendo em vista que caso o corte tenha uma variação, a borda poderá ficar muito fina.

Veja o exemplo abaixo:

Perceba que a lateral ficou desproporcional às outras. Evite esse tipo de forma em suas criações. Caso optar por fazer dessa forma, procure utilizar molduras que sejam desenhadas, pois assim as variações ficarão menos perceptíveis. Veja:

Verniz Localizado

O acabamento de Verniz Localizado realça algumas áreas especiais do material impresso. A área onde o verniz é aplicado ganha com um brilho suave. Apenas as áreas determinadas pela máscara de verniz receberão o efeito, o restante do impresso manterá a cobertura original, a Laminação Fosca.

MÁSCARA DE VERNIZ

A Máscara é a orientação do arquivo onde você determina os locais onde o verniz será aplicado. O verniz pode ser aplicado em nomes, logos, desenhos ou para criar um efeito de marca d’água. A aplicação de verniz pode cobrir até 30% da área total do seu impresso. Para aplicações de verniz que ultrapassem esse limite, deverá ser adquirido o acabamento opcional de “UV Local mais de 30% da área total”.

COMO CRIAR A MÁSCARA?

Crie sua arte no software que preferir, CorelDraw, Photoshop, Illustrator, etc, e nos envie o PDF-X1a ao realizar o seu pedido.

Este arquivo deve seguir as seguintes regras:

– A máscara de verniz deve ser enviado em arquivos diferente da arte;
– Somente a área de aplicação deverá estar em Preto 100% (C:0 Y:0 M:0 K:100);
– A máscara não deve conter outras cores;
– A área da máscara que não vai receber o acabamento deve estar em branco (C:0 M:0 Y:0 K:0), e não pode conter qualquer tipo de cor;
– Caso a aplicação de verniz seja sobre objetos da arte, certifique-se que a máscara encaixa perfeitamente sobre o objeto.
– Não deve conter qualquer tipo de efeito como transparência, gradiente, powerclip, e etc.

Para o envio dos arquivos são disponibilizados quatro campos no pedido: Frente, Verso, Máscara Frente e Máscara Verso. Envie cada parte da sua arte separada, em cada um dos campos. Isso facilita a produção e reduz o risco de erros!

Vale ressaltar: Para uma boa impressão de textos, utilize o tamanho mínimo da fonte em 7pts. A espessura mínima para linhas e fontes dos objetos, deve ser de 0,09mm. Mesmo com essas especificações, as máscaras de verniz que contiverem detalhes muito pequenos e linhas muito próximas umas das outras podem deixar o verniz “chapado”, o que a diferenciação dos detalhes. Para evitar esse tipo de contratempos, recomendamos utilizar fontes sem contornos ou aplicação de negrito e evitar a criação de máscaras de verniz com muitos detalhes e linhas muito próximas.

ÁREA DE COBERTURA DE VERNIZ

Na compra do material com Verniz Localizado, está inclusa a cobertura de até 30% da área total do material. Caso a área desejada para a aplicação do verniz seja maior do que essa porcentagem, é necessário adquirir o acabamento “UV Local mais de 30% da área total” que possibilita cobertura de áreas de qualquer proporção do material.

Procure identificar se a área que receberá verniz é menor que 30% do tamanho total do material para que a máscara seja enviada dentro deste limite, pois se se esse limite for ultrapassado sem a compra do acabamento que possibilita a área maior de cobertura, seu pedido ficará em pendência atrasando o prazo de envio.

ARQUIVO PDF/X-1A

Para enviar seu material com a aplicação de verniz localizado em PDF/x1-a, não se esqueça de exportar uma página separada para o verniz. Assim, você garantirá que seu material entre em produção imediatamente, sem horário de corte!

Corte Especial

O corte especial abre um leque de opções, formas e formatos diferentes para seu impresso, para que seu material tenha um toque diferencial.

Importante saber, que: Acabamentos com corte especial podem necessitar de um orçamento especial para a produção, pois dependendo da complexidade, não há possibilidade de produção pelo processo normal.

Para confecção de sua arte, existem algumas regras a serem seguidas:

– Respeitar as margens de Segurança e Sangria;

– Evitar facas de alta complexidade, com muitos recortes e detalhes pequenos.

– Envie sua arte com sangria, para evitar problemas no corte ou bordas brancas.

Através da ferramenta “Contorno”, você pode definir a margem de segurança e margem de sangra da faca de sua arte, respeitando sempre 0,25 cm para dentro (interno) e 0,15 cm para fora (externo), como mostram as imagens.

Interno:

Externo:

Sua faca deverá ficar da seguinte forma:

Montando a arte com a faca utilizada no exemplo:

IMPORTANTE: Uma vez que a produção do item com o Corte Especial tiver sido concluída, as facas personalizadas serão descartadas, e caso o cliente precise fazer novamente a produção do material com a mesma faca, deverá executar novamente o procedimento.

*Os orçamentos de cortes especiais maiores e mais complexos podem ter alterações de acordo com o período em que forem solicitados.

Convertendo Efeitos no Corel Draw

Efeitos como gradiente, lente, padrão de bitmap, ou totalmente colorido são muito comuns na criação de uma arte, porém, é necessário realizar um procedimento bem simples para que esses efeitos saiam de forma correta na impressão de um material.
Para iniciar, primeiro precisamos localizar os efeitos. A maneira mais simples é por meio da ferramenta Gerenciador de Objetos.
Acesso os menus > Organizar, Ferramentas ou Janela. O gerenciador irá ajudar na localização dos vetores, imagens e efeitos utilizados em sua arte, bem como a organização das camadas, linhas guias, grade do documento e área de trabalho.
Selecione a opção “Propriedades” do objeto, no gerenciador, conforme imagem abaixo:

Os efeitos devem ser convertidos para imagem (bitmap) antes da impressão. Caso contrário, podem não sair no resultado final do material.
Então, como converter?
No Gerenciador de Objetos, selecione os seguintes efeitos:

(gradiente, padrão de duas cores, padrão de bitmap, padrão totalmente colorido)

Selecione um efeito clicando sobre o mesmo, dessa forma:

Em seguida faremos a conversão para bitmap. Acesse o menu Bitmaps > Converter em bitmap…

Ajuste as configurações conforme imagem abaixo:

Em seguida clique em OK.

No gerenciador, o objeto aparecerá da seguinte forma:

Repita o processo para todos os outros efeitos contidos no exemplo.

Sobreposição de Vetores e Imagens

Ao montar artes que contenham imagem com fundo transparente por cima de vetores, solicitamos que tenha cuidado, para que as transparências não sobreponham os vetores. Essa situação poderá alterar as informações que estejam em vetores.

A transparência da imagem cria um “calço de cor” sobre os vetores, e deixa um contorno espesso, como se estivesse borrado, entre outras variações que possam ocorrer. Abaixo, podemos observar que parte do fundo transparente da imagem está sobre algumas informações:

Desta maneira, quando o material for impresso, a transparência da imagem criará um “calço de cor” sobre os vetores que estão em cima dela, deixando-os borrados.

Obs: No monitor estas alterações não são tão nítidas, quanto na impressão.

Para que o material seja impresso da maneira correta, crie um retângulo branco no tamanho da página do material. Em seguida, selecione a imagem com o fundo transparente e o retângulo, e converta-os em uma única imagem.

Deste modo, os vetores que estiverem em cima da imagem não sofrerão alterações.

Uma imagem que contém a mesma cor do fundo do cartão pode causar variações, tendo em vista que o modo de leitura de imagem e vetor acontece de formas um pouco diferentes nas impressoras. Veja na imagem abaixo um exemplo:

Aparentemente, no monitor, não há nenhum problema na imagem, porém, se separarmos a imagem do fundo e a imagem do logo, isso poderá trazer problemas no resultado final do produto.

Caso o fundo não seja unificado com a imagem, o resultado pode ser esse:

Perceba que o preto que envolve o logo está mais escuro que o preto utilizado no fundo. É importante ressaltar que esse problema acontece em qualquer cor.

Uma a imagem ao logo do cliente, isso evitará a diferenciação de cores, além de garantir uma cor de fundo sem grandes variações.

Pé com Pé

Para montar materiais que contenham impressão no verso, solicitamos que tenha extrema atenção na orientação de leitura (processo conhecido como “pé com pé”), para que o produto seja enviado e impresso corretamente e não tenha o desgaste de recebe-lo de ponta cabeça; seguem abaixo algumas dicas de como efetuar o envio da forma assertiva.

Para as artes criadas na orientação PAISAGEM (horizontal), o ideal é verificar se no “tombo” da frente para o verso, a leitura ou imagem fazem sentido, tornam-se contínuas e se os rodapés de ambos os arquivos estão direcionados em um mesmo sentido.

Já em arquivos, no formato RETRATO (vertical), deve-se considerar que a arte da frente deverá sofrer a rotação de 90° para esquerda e do verso 270° para direita, como a seguir:

É importante considerar que os rodapés de ambos os lados deverão se encontrar e que neste ajuste o material automaticamente deverá ter a orientação de leitura direcionada a ficar “pé com pé”.

Segue exemplos: