Resolução de Imagens: O que é DPI?

O termo Resolução de Imagem é utilizado para descrever a qualidade de detalhes que a imagem é composta. É muito importante se atentar com as imagens que serão utilizadas em suas artes, antes de enviar para a gráfica. A resolução fará toda a diferença no resultado final da impressão, por isso, tome alguns cuidados desde o início, evitando, assim, diversos transtornos.

Use imagens com 300 dpi ao criar materiais impressos

DPI é uma sigla que significa Dots Per Inch, ou Pontos por Polegada, em português. Ela representa o número de pontos que são encontrados em uma polegada da imagem. Quanto maior o DPI, maior será a quantidade pontos por polegada, e, consequentemente, melhor será a resolução da imagem.

O principal erro de quem cria materiais gráficos é utilizar imagens em baixa resolução, ou seja, abaixo de 300 dpi. Essa ação levará a uma impressão com qualidade ruim, imagens borradas e serrilhadas. Quando a Inkcard verifica a baixa resolução na imagem, imediatamente retorna ao cliente para que sejam feitas as devidas alterações antes de imprimir. Muitas vezes, não é possível melhorar a qualidade da imagem, e é necessário iniciar a criação desde o início, com imagens melhores.

DPI: A diferença entre 72 dpi e 300 dpi

Imagens com resolução de 72 dpi são usadas para a internet, sites ou redes sociais, onde o carregamento deve ser mais rápido. Já as imagens com a resolução de 300 dpi são usadas para a impressão gráfica em offset, justamente para garantir a qualidade visual da impressão. É importante evitar o uso de imagens retiradas da internet. Utilize, principalmente, vetores para as suas criações, e, quando necessário o uso de imagens, procure utilizar imagens de banco de imagens com alta resolução, ou fotos produzidas.

Observe abaixo o resultado da impressão nos diferentes DPIs:

Comparativo de Resolução de Imagem 72 e 300 dpi

A figura A nos mostra uma imagem com a resolução em 72 dpi. Ela está em baixa resolução, não existe nitidez, e está serrilhada. Já a imagem B, está em alta resolução, nítida. No padrão para a impressão gráfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *